Religiosidade e Espiritualidade

      A comunidade de Galópolis possui uma espiritualidade muito forte, para entender melhor, devemos compreender a diferença das duas crenças Religiosidade e Espiritualidade:

 

  • Espiritualidade: Espiritualidade é viver com espírito e, portanto, é uma dimensão constitutiva do ser humano. Espiritualidade é uma expressão para designar a totalidade do ser humano enquanto sentido e vitalidade, por isso espiritualidade significa viver segundo a dinâmica profunda da vida. Isso significa que tudo na existência é visto a partir de um novo olhar onde o ser humano vai construindo a sua integralidade e a sua integração com tudo que o cerca. (Marisa Campio MüIler, 2004).

 

  • Religião: O conceito de religião tem origem no termo latim religĭo e refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. A religião implica sentimentos de veneração e de obediência perante Deus ou os deuses, normas morais para a conduta individual e social e práticas rituais, como a oração e o sacrifício como forma de prestar honra. 

 

    Galópolis nos proporciona uma infinita abrangência de suas crenças. No bairro em seu todo, podemos nos deparar em cada cantinho um tipo diferente de "homenagem", entre elas temos:

 

 

 

                                      IGREJA MATRIZ - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA

 

 

 

 

     

 

 

       Possui algumas pequenas capelas, segundo relato dos moradores da região, a igreja na região central do bairro não existia antigamente, então por conta disso, eram construídas pequenas capelas e capitéis para que os motoristas pudessem fazer suas orações durante o percurso da estrada. Algumas das capelas e capitéis se localizam nas seguintes regiões:

 

 

 

                        NA TERCEIRA LÉGUA: Gruta Nossa Senhora de Lurdes, São Pedro e São Paulo, Santo Antão e São Luiz.

 

                          

                       

 

                    NA QUARTA LÉGUA: Morro da Cruz, São Paulo, São Vitoreto, Santa Isabel, Santa Isabel, São João, São Paulo, São Brás, São José.

 

 ( A cruz de metal, doada pela prefeitura de Caxias nos anos 1970. Foto: acervo Operação Cruz, divulgação)                      

                     

 

                        NA QUINTA LÉGUA: Nossa Senhora da Maternidade

                        NA SEXTA LÉGUA: São Francisco, Santo Antonio, e Nossa Senhora  da Roca.

 

                   

                        

     

        Os cemitérios também típicos da região, estão presentes próximo a praça central e nas léguas:

*52 da Sociedade de Galópolis
*53 de Sebastopol
*54 Santa Isabel
*55 Maternidade da 5ª Légua
*56 São Francisco
*57 São João
*58 São Vitoretto
*59 São José
*60 Comunidade de Vila Cristina
*61 São Brás